NOTÍCIAS

As cinco tendências de tecnologia em saúde que devem se intensificar em 2015

12

Recente estudo da consultoria IDC apontou cinco tendências de uso da tecnologia na área de saúde que devem se intensificar em de 2015, contribuindo para a redução de custos e a manutenção do acesso aos serviços de saúde. São elas: 1. Uso de plataformas de terceiros Hospitais e clínicas deverão, cada vez mais, integrar plataformas de terceiros aos sistemas de informação. Assim, por exemplo, um hospital precisará ser capaz de receber e processar dados originados em diferentes clínicas, hospitais, consultórios médicos e operadores de plano de saúde 2. Uso intensivo de mobilidade.

De acordo com pesquisa da consultoria IDC, nos próximos três anos, até 42% dos dados médicos serão acessados em plataformas móveis, como tablets e smartphones, em vez de dispositivos de mesa, como computadores desktop 3. Mais investimento em segurança Os dados de exames e prontuários de pacientes vão circular por mais plataformas (mobilidade) e sistemas (uso de sistemas de terceiros), o que exigirá maior cuidado com a segurança dos dados.

Segundo a pesquisa, nos próximos 12 meses, cada operador de saúde deverá receber entre um e cinco ataques online, e cerca de 30% deles poderão ser bem-sucedidos 4. Personalização dos dados O fato de ferramentas de TI permitirem o armazenamento progressivo de dados forçará médicos e clínicas a criar repositórios individuais de informações, criando perfis digitais para cada paciente. Isso será bom, pois o médico poderá consultar históricos de exames facilmente 5. Mais nuvem Análise do IDC aponta que, em 2015, até 80% das informações médicas, em algum momento, circularão em serviços de computação em nuvem. O que assegura mais mobilidade e ubiquidade (acesso em qualquer lugar, a qualquer hora), mas reforça a preocupação com cuidados de segurança.

Fonte: Portal CNseg